quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sabão ecológico no Alcina.

No dia 29 de maio de 2012, realizamos a experiência interdisciplinar de produzir sabão à partir de óleo de cozinha usado. O óleo é extremamente poluente e é comum seu descarte sem tratamento. A prática aqui realizada têm como proposta recolher o óleo e integrar as disciplinas de Geografia, Química e de projeto do Ensino Médio Inovador - Agricultura Urbana e Tecnologia Social.


A receita que utilizamos é simples:

  • 10 Litros de óleo de cozinha usado
  • 2kg de Soda Cáustica
  • 2 litros de água fervendo
  • 2 litros de Álcool
  •  Essência de Tangerina a gosto

Separamos uma amostra a pedido do Professor Denílson de Química e adicionamos a esta um copo americano de sal de cozinha comum.


1)Coleta e utilização do óleo descartado




2)Soda Cáustica. Somente Utilizada com Luvas!!! Este é o momento perigoso da experiência. É importante a precaução de usar luvas de borracha para evitar possíveis acidentes.




 3)Mexe bastante... O tempo total de do processo é aproximadamente 1 hora. por isso é importante a participação de todos, para que a prática não se torne entediante.


4)Supervisão do Professor Denílson de Química.





Amostra diferenciadas usando sal no recipiente menor.



Agora o sabão descansa para por fim ser utilizado.




Esperamos que tal experiência possa se repetir em outros colégios, por ser rica em aprendizado, ecológicamente equilibrada e socialmente responsável. Há estimativas de que 1 litro de óleo de cozinha em contato com água potável chega a contaminar 1 milhão de litros de água.


Grato a todos que participaram.


Abraços

2 comentários:

II Semana de Agroecologia da UFRJ disse...

Olá Gustavo!
Faço parte de um grupo de Agroecologia da UFRJ, o Coletivo Capim-Limão, e estamos organizando uma Semana de Agroecologia. Pesquisando sobre seu trabalho, que nos pareceu bem interessante, surgiu a possibilidade de chamá-lo para compor uma mesa-redonda sobre a Educação no contexto agroecologico.
Nao consegui encontrar nenhum email seu que pudesse servir para fazer o convite-formal. Tem como vc me passar por email?? O meu é helenapagliaro@hotmail.com

Obrigada, beijos,
Helena Cooper

Rodrigo disse...

Muito bacana a prática!!
Só faltam as fotos de como ficou...

---------------

Vou ficar mais ligado no seu blog, tinha esquecido...

E quando quiser alguma ajuda, é só procurar!!

abração

Manual de agricultura urbana

Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.