sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Nossa concepção de educação.

A educação que prioriza a cópia, a decoreba e o adestramento a algum tempo já é tratada como refutada, embora ainda esteja presente na maior parte dos colégios, especialmente os da rede pública. Para nós a agrofloresta fornece meios práticos de ministrar aulas de ciências, geografia, biologia, matemática, literatura, entre outras desde que os professores saibam combinar atividades práticas de suas disciplinas.

No conteúdo curricular de ciências e geografia por exemplo há o conteúdo formação de solos, que até então era dado estritamente em sala de aula e os alunos jamais viam uma minhoca liberando o húmus. Agora com uma pequena composteira, podemos demonstrar isso de forma prática sem depender apenas de mostrar figuras nos livros didáticos. Aos poucos os professores estão se aproximando dessas idéias tentando desenvolver atividades ao ar livre, saindo de sala de aula. Apresentando a seus alunos o mundo real, onde o conhecimento é vivo e prático!!!






Nossa concepção de educação



A


Um comentário:

Mateus disse...

Ficou bom esse texto.

Retomando os Trabalhos

Durante os últimos anos me dediquei a outras atividades da vida profissional. Entre elas a ardua tarefa da organização política da minha ca...