O fim do ano escolar está chegando e por isso estamos acelerando os trabalhos de plantio para que nas férias nossa agrofloresta possa se desenvolver bem.
No momento estamos iniciando mais um SAF(Sistema Agroflorestal). Para aumentar a matéria orgânica e ter produção rápida. Estamos disseminando as bananeiras mais produtivas em pontos estratégicos e associando elas a abóboras. Dessa forma o resultado esperado é que as bananas sufoquem o capim colonial com a sombra que vão gerar, e as abóboras sufoquem por suas folhas. Aconselho quem trabalha em terrenos como o nosso usar e abusar da abóbora, ela vence o mato, melhora a terra e produz um fruto super nutritivo.
Um trabalho associando a alimentação ao paisagismo tem sido plantio de abacaxi em volta de uma plantação de milho. Dessa forma pretendemos mostrar que a natureza também é trabalhada com arte gerando um espaço bonito, e que todos tem afetividade.
Todas as culturas ainda estão no inicio, ainda não produzem, entretanto, essa semana tivemos o privilégio de desfrutar da primeira amora que foi produzida por nós.
O fato de ver as plantas crescendo é o que mais deixa os alunos felizes, e aumenta muito sua curiosidade cabendo aos professores nesse momento preencher esta com conhecimento.
Estes saberes se tornam mais sólidos a cada dia, e já recebi informações de alunos pesquisadas por pura curiosidade( sem que um professor diga que vai dar pontos). Essa é uma pequena grande vitória: despertar interesse pelo conhecimento fora da sala de aula, em contato com a natureza e com autonomia. Espero que as férias sejam ótimas para eles e a agrofloresta.
Grato a todos que passam por aqui, postem comentários, vamos trocar idéias!