terça-feira, 21 de novembro de 2017

Retomando os Trabalhos

Durante os últimos anos me dediquei a outras atividades da vida profissional. Entre elas a ardua tarefa da organização política da minha categoria. Foram longas e duras lutas por parcas melhoras salariais e de condições de trabalho. Em contraponto, a sempre presente tarefa de resistência a precarização da educação pública. Como esses ataques acontecem de várias formas nunca estamos completamente confortáveis em nossa posição de educadores. Lamentável que seja assim.
Contudo, ao longo desse hiato entre as postagens nesse espaço virtual, ocorreram alguns mutirões e trabalhos na agrofloresta. Mais do que nunca a Agrofloresta do CEPARL está forte e vigorosa. Foi especialmente gratificante receber um visitante estudante da Universidade Federal Fluminense e poder apresentar o projeto como um Sistema Agroflorestal(SAF) de fato. Primeiro pelo reconhecimento institucional da direção do colégio e a Secretaria de Educação, depois por essa ser no momento um SAF porte intermediário com condições ecológicas amplamente favoráveis a reprodução da vida em seus diversos ciclos.
Durante os últimos anos pude acompanhar o crescimento do movimento de agroecologia em todo Brasil. Ganhando espaço na mídia, denunciando o nefasto modelo agroalimentar baseado na produção agroquímica que leva o veneno a mesa de milhares de pessoas e adoece grandes contigentes de trabalhadores. Seja pelo trabalho diretamente relacionado ou apenas pelo fato de se alimentar de produtos tão contaminados por substâncias tóxicas. Por outro lado o movimento de trabalhadores de diversos setores da sociedade se fortaleceu propondo e construindo soluções. Foi crescente também sua organização para atuação e notória produção de conhecimento na área de trabalho.
O nosso retorno ao trabalho ocorre pelo entendimento que é necessário o desafio de transformação do paradigma ainda majoritariamente ligado ao consumo agroindustrial. Fica aqui exposto o nosso auto desafio em retomar esse trabalho e tornar novamente a agroecologia uma frente de resistência e esperança no espaço do colégio para sonhar um futuro de um mundo sim utópico, porém completamente possível.

Nenhum comentário:

Manual de agricultura urbana

Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.