segunda-feira, 27 de julho de 2009

Podas e ciclo lunar


Representação simplificada das fases lunares
O movimento da Lua acompanha a numeração. Em 1: nova,
3: crescente, 5: cheia e 7: minguante. Terra e Lua não estão em escala.
A órbita lunar é vista "de cima", como se estivéssemos sobre o pólo norte.



Um trabalho de consciência ambiental muito importante é a força da Lua no ciclo natural das plantas. O mais importante nesse momento para a agrofloresta é a força da lua nas podas. Qualificando em dois tipos de poda utilizando a força da Lua.

Poda de Lua nova. Excelente para árvores que estamos cultivando. A noite de lua nova é quando ocorre a renovação da seiva na raiz da planta, a perda de água para o meio é mínima, e a planta terá seu crescimento otimizado com as próximas fases do ciclo: crescente e cheia. O resultado é ótimo e a orientação para a poda das árvores é sempre cortar os galhos doentes e que "apontam para baixo". Pois dessa forma é possível auxiliar o crescimento da árvore de forma mais vigorosa e frutífera.

Poda de Lua cheia. Excelente força na luta contra o capim colonião. O capim colonião é uma espécie agressiva que tentamos controlar para a melhoria da agrofloresta. A noite da lua cheia é quando a maior parte da água está na pare superior do vegetal. Nesse momento a poda no caule do capim próximo a raiz faz com que ele perca boa quantida de água e sofra com a lua minguante na semana seguinte. O resultado é que a capina em lua cheia tem fortes consequências sobres as espécies combatidas e facilita o crescimento das plantas amigas que competem com o colonião.

Na prática essa aula faz com que os educandos observem não somente a lua como também se tornem mais sensibilizados com a natureza, e sintam que são parte do universo.Assim como a lua influência a vida das plantas também influencia marés, o nosso corpo e dos animais. Os alunos são estimulados a curiosidade e a pesquisa pessoal sobre o tema aplicando esse conhecimento escolar muitas vezes considerado chato nos livros escolares de forma prática e instigante com o estímulo a observação da natureza naquele dia e no período que se sucede sempre observando onde está a terra em seu percurso anual em torno do sol.
A combinação desse elementos auxilia o planejamento agroflorestal e usa o conhecimento escolar em auxílio do meio ambiente e da preservação ambiental no cotidiano dos alunos.

Fontes de imagens:
http://www.coladaweb.com/astronomia/tempoastronomico_arquivos/image001.jpg
http://queerasus.files.wordpress.com/2007/11/fases-da-lua02.jpg
www.universalocean.es/...//marea-ciclo-lunar.jpg

Nenhum comentário:

Retomando os Trabalhos

Durante os últimos anos me dediquei a outras atividades da vida profissional. Entre elas a ardua tarefa da organização política da minha ca...