sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A luta do GAA contra o solo pobre.

Uma das dificuldades que encontramos quando tentamos plantar nesse terreno é o solo pobre tipicamente urbano, o que comumente as pessoas chamam de terreno baldio.
È um solo pobre em matéria orgânica com pouquíssima endofauna e com predomínio de capim colonial de Mata Atlântica. Tentamos dominar o capim cortando-o e transformando seus restos em matéria orgânica para o terreno, mas ele é muito resistente e ameaça outras plantas que cultivamos.
Nos plantios ocorridos nas ultimas aulas estamos dando prioridade ao plantio de abóbora como planta amiga que vence o capim obafando-o e gerando muita matéria orgânica. Sementes de guandu e feijão-de-porco estão sendo plantadas pois adubam o solo fixando nitrogênio do ar no solo.
Todas essas dinâmicas naturais que até então faziam parte do vocabulário dos livros de ciências e geografia começam a tomar vida por serem conhecimentos estratégicos para se tornar vida na agrofloresta. É fantástico ouvir instrução vindas dos próprios alunos, e de aluno para aluno como parte do coleguismo e da parceria, conhecimento que não é mensurado em provas mas fazem parte das práticas que nos constroem.
Outra coisa que está sendo bem legal é que estamos aos poucos formando o GAA Grupo de Agroecologia do Alcina, com a galera de alunos que está na disposição de organizar coisas que vão além das aulas e se tornam ainda mais vivas quando elaboradas por eles. Raiza, Joany e Daiane estão responsáveis por uma seleção de sementes que dará início ao nosso banco, onde poderemos ter as sementes para o plantio.
Um Grande abraço a todos que passam aqui.

Sejam bem-vindos e postem seus comentários.

Um comentário:

Rosa Sousa disse...

Olá Gustavo, tudo bem? Obrigada pelas dicas no blog. Estamos escolhendo o que plantar na mandala, e sinceramente, estamos com dificuldades. No entorno da mandala vamos plantar abóbora, mandioca e milho. Não sei ainda o que plantar na mandala, estamos estudando. Tem alguma dica? Outra dúvida é como você envolve essa garotada? Eles gostam de participar do trabalho na horta? Ah, outra coisa, você realizam esse trabalho no período das aulas?
Obrigada,
Rosa

Manual de agricultura urbana

Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.