sábado, 4 de outubro de 2008

Vida nova para nossa agrofloresta!

Após o dia da árvore realizamos vários mutirões de educação ambiental com o propósito de plantar as mudas, conscientizando sobre a importância de plantar aquelas árvores, a atividade fluiu muito bem.
Com o terreno sem o matagal plantamos várias espécies de árvores como açaí, acerola, manga, jaca, e algumas nativas como ipê. Os plantios foram muito bem sucedidos, e o início da primavera agraciou o pomar com algumas chuvas divinas.
A paisagem já está transformada muito mais repleta de vida. Estamos consorciando estes plantios com abóbora e feijão guandu(Aceitamos doações de sementes de guandu) que plantamos para aumentar o nitrogênio no solo e gerar maior quantidade de matéria orgânica.
Um passo importante que demos no começo do ano agora está se concretizando foi a elaboração de nossa composteira orgânica. Ela é a responsável por gerar adubo para as plantas, especialmente as mudas que plantamos. O aproveitamento está excelente, a quantidade de matéria orgânica produzida está começando a compensar o pobre solo, um aterro sobre a lagoa de Itaipu.
A composteira está agora recebendo uma parte dos restos de alimentos das refeições escolares. Não há infelizmente como receber tudo pois a quantidade é grande. Mas esta ação já está sendo tratada como uma destinação racional para o lixo produzido pela escola, e que agora é transformado em adubo.
Outra ação desenvolvida essa semana foi a criação de uma pequena horta agroecológica que iniciamos como o propósito não apenas de produzir e ensinar, mas também como uma possibilidade terapêutica para os funcionários do colégio, visto que grande parte gosta de trabalhar com plantas.

Em breve estarei postando fotos sobe a transformação da paisagem e mutirões de educação ambiental com os alunos.

Comentem as iniciativas. Fiquem a vontade!

Um comentário:

Rosa Sousa disse...

Oi Professor Gustavo, tudo bem? Bacana seu trabalho com a garotada aí na escola. Sou professora de geografia em São José dos Campos/SP. Temos um projeto de educação ambiental na escola e estamos na fase da construção da horta, minhocário, composteira e estufa. Que tal colocar essa garotada para trocar experiências? Vamos conversar sobre o assunto e fazer um intercâmbio?
Parabéns pelo projeto!
Profª Rosa

Manual de agricultura urbana

Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.