quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Aumento de Biodiversidade!!!

No momento atual do planeta estamos vivendo a extinção de espécies animais e vegetais a cada ano, de forma alarmante pois é extremamente perigosa, além da erosão genética imposta pelas monoculturas.
È com alegria que professores e alunos observam o terreno agora como agrofloresta, pois a diversidade já é muitas vezes maior que a oito meses atrás, em breve fará parte do currículo dos alunos cadastrar a biodiversidade do terreno. Por enquanto vale dizer que de maneira informal contabilizamos 35 espécies vegetais produtivas, sem contar com o fato que quanto mais trabalhamos observamos que as plantas espontâneas se diversificam cada vez que o capim colonião perde espaço. Vale lembrar que estamos próximos da reserva Darci Ribeiro e o Parque estadual da Serra da Tiririca, que tem grande biodiversidade de Mata Atlântica, provavelmente estamos recebendo ajuda dos passarinhos na dispersão de sementes.
Essa semana percebemos a força do adubo orgânico que produzimos. A dez dias a turma 802 colocou em todas as mudas. Algumas mudas dispararam em seu crescimento. De forma real estamos aprendendo que o lixo compostado é um adubo de alta qualidade, fato que desperta os alunos a separarem o lixo orgânico em suas casas.

Nossa horta em desenvolvimento:


Abóbora ganhando o espaço do capim colonião



Milho consorsiado com o mamão, um de nossos sucessos.


Grato a todos que passam por aqui, postem comentários, vamos trocar idéias!

3 comentários:

Mateus disse...

Não esquecendo da Serra da Tirrica, Parque Estadual que também fica pertinho e com certeza deve contribuir com pássaros e outros animais que atuam como dispersores de sementes!
E está foto do milho consorciado com mamão e feijão de porco está demais!

Anônimo disse...

Sensacional Motta!
Que trabalho bacana que vc tá fazendo, fiquei com vontade de ir lá conhecer e aprender junto com as turmas...
Atividades como estas são fundamentais pra despertar a fome de conhecimento nos alunos, bom ver que tá rendendo frutos.
Vou acompanhando daqui.
Beijo grande
Morgana

Felipe Pinheiro disse...

Muito interessante o acréscimo dos dispersores naturais, assim como muito legal as crianças levarem o conhecimento da consciência para as suas casa . Parabens!

Manual de agricultura urbana

Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.