sábado, 13 de dezembro de 2008

Construindo conhecimento...

Sem dúvidas um dos autores que mais me influenciou e influencia é o Paulo Freire. Tento usar sempre seus ensinamentos, valorizando os conhecimentos dos educandos. Nesse sentido estou tendo a felicidade de trocar de idéias com alunos que já trabalham com a natureza e amam fazer isso, é o caso do Severino.
Severino é imigrante do Ceará, cursa o 9º ano do ensino fundamental(antiga oitava série) e tem aproximadamente a minha idade, 29 anos. Durante sua infância e adolescência trabalhou no sítio da família produzindo diversos tipos de alimentos.
O fato de não me colocar como professor “bancário” como diz Freire, deu voz a um aluno que é profundo conhecedor de práticas agrícolas populares e difunde muitos conhecimentos entre os colegas e inclusive eu. Tenho certeza que isso seria impossível nas aulas monólogos que costumeiramente são dadas. Em vários momentos sinto que realmente a pedagogia da autonomia proposta por Freire não só dá certo, como é muito natural e produtiva. Sinceramente sei que por vezes sou aluno do Severino, especialmente no manejo de biodiversidade. Brincamos chamando-o de Severino NINJA devido a grande habilidade no manejo agroecológico. Pretendo valorizar ainda mais esses momentos de trocas e construção coletiva do conhecimento. Penso que esse tipo de valorização levará o nosso conhecimento para além de qualquer meta proposta pela educação formal.


Grato a todos que passam por aqui, postem comentários, vamos trocar idéias!

2 comentários:

Unknown disse...

Gustavo, es importantisimo lo que estan desarrollando alli en la escuela: la educación popular y el cuidado del medio son aristas fundamentales para una mudanza verdadera! Exitos y mucha fuerza! Beijinhos!

Unknown disse...

Gustavo, gostaria de conhecer o projeto. Sou amiga virtual da profa. Rosa, moro em Niterói e tenho um pequeno sítio onde tb tenho dificuldades com o solo.

Parabéns pelo belo trabalho.

Aguardo sua resposta com ansiedade.

Abraços,

Leila

e-mail: leilaribeiro1980@gmail.com

Manual de agricultura urbana

Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.