quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mudas para mudar!

A muda, muda o mundo.
Essa é frase que trabalho com os alunos para demonstrar que uma semente com um pouco de terra em uma embalagem que se tornaria lixo muda o mundo. Ela se torna uma árvore que produz frutos para animais e as pessoas, produz sombra que nos abriga, e se torna referência em nosso espaço vivido. Muda o mundo quando agora capta o CO2 do ar e drena a água para o solo. Muda a paisagem, e fica para as próximas gerações como nosso legado no planeta. Os futos podem ajudar na segurança alimentar de comunidades locais, além de ter uma carga afetiva muito grande para as pessoas que moram no lugar.
Mais doque ter mudas no colégio a prática de plantar sugere que o acompanhamento do crescimento da muda seja feito junto com a transformação social que somos sujeitos quando nos reunimos para plantar mudas em nossa casa, cidade ou em qualquer lugar do mundo.

Viva as mudas! Elas mudam o mundo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito interessante este projeto e gostaria de fazer meu comentário "Mudas para mudar".
Havia uma quaresmeira em frente a minha casa, que floria todos os anos mas o tempo e os cupins a destruiram.
Logo depois que retirei o tronco podre, uma senhora da associação do bairro pediu para plantar uma árvore no local. E assim foi feito.
Esta árvore hoje, fornece sombra para 2 casas, frutos para diversos tipos de pássaros e até morcegos a noite e ainda tem pequenas flores onde as abelhas se divertem.
Há quem reclame da sugeira causada pelos frutos e pássaros, mas estou tão feliz com o papel que essa árvore está desempenhando nesta rua que não me importo.
Gostaria de plantar outras, mas moro na selva de pedra...

Rosa Sousa disse...

Olá Prof°. Gustavo, tudo bem?
Muito bacana a idéia "mudas para mudar" . Vou conversar com os alunos e mandar sementes daqui de São José dos Campos para colaborar com vocês. Abraços

provisoriedade disse...

Cara, Mudas para Mudar é uma idéia muito boa!!
:D

heraldo hb /.

Manual de agricultura urbana

Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.