Estamos desenvolvendo trabalhos artísticos com a temática agroflorestal. Esse é um trabalho desenvolvido pela Professora de Artes Moni Cahui e que faz que o senso estético dos alunos perceba, contemple e faça arte com a natureza!!!
O que vemos nas fotos é o resultado de uma atividade bimestral, realizada em classe, nas aulas de Artes, com os alunos do sétimo (702, 704), oitavo (801, 803, 804) e nono (904) ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, que teve a natureza como tema principal.
Essa atividade partiu do princípio de que: do passado à atualidade a natureza exerceu papel fundamental na criação artística, atuando sempre (direta ou indiretamente) como ponto de partida na inspiração do artista.
Dessa maneira, foi uma grande riqueza ter a natureza como tema de aula, pois além de permitir ao aluno imaginar e conhecer diferentes ideais de manufatura artística de épocas e culturas distintas; permitiu que se refletisse temas como: as mudanças ocorridas no nosso meio ambiente, a importância da preservação da natureza, o crescimento das cidades, etc.; conscientizando o aluno da grande importância que tem a natureza em nossas vidas.
Para melhor compreensão (por parte do leitor do blog) de como essa atividade se desenvolveu em sala de aula, abaixo disponibilizamos algumas de suas fases:
- Observação da natureza a nossa volta, inspirando nela para se compor uma “obra” como os artistas o fizeram (e ainda o fazem).
- União de todas essas “obras” em um único trabalho plástico.
- Reflexão do trabalho elaborado pela turma, contextualizando-o.
- Elaboração (por parte de cada aluno) de um texto inspirado no trabalho da turma.
- Digitação do texto elaborado, no laboratório de informática.
- Criação de uma imagem para cada texto.
- União de todos os textos e imagens, confeccionando um “livro”. (por Mônica Cahuí.)
Este Blog foi criado para divulagar as experiências educacionais na implementação de uma Agrofloresta no Colégio Professora Alcina Rodrigues Lima. Em Itaipu, Niterói - RJ. Estamos abertos a trocas de idéias críticas e sugestões. agroecologiaceparl@gmail.com (COPYLEFT - É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Manual de agricultura urbana
Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.
-
Olá gente! Conforme a última postagem estou postando agora o calendário lunar de 2009 como forma de ajudar o planejamento agroflorestal. Sem...
-
No mutirão do dia 28/08/2009 desenvolvemos ainda a atividade de coleita, debulhamento de favas e seleção de sementes. A safra foi fantástica...
-
Olá! No projeto tentamos desenvolver ações aproveitando o desperdício comum na nossa sociedade. Descobrimos que um importante horti-fruti da...
3 comentários:
O que vemos nas fotos é o resultado de uma atividade bimestral, realizada em classe, nas aulas de Artes, com os alunos do sétimo (702, 704), oitavo (801, 803, 804) e nono (904) ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, que teve a natureza como tema principal.
Essa atividade partiu do princípio de que: do passado à atualidade a natureza exerceu papel fundamental na criação artística, atuando sempre (direta ou indiretamente) como ponto de partida na inspiração do artista.
Dessa maneira, foi uma grande riqueza ter a natureza como tema de aula, pois além de permitir ao aluno imaginar e conhecer diferentes ideais de manufatura artística de épocas e culturas distintas; permitiu que se refletisse temas como: as mudanças ocorridas no nosso meio ambiente, a importância da preservação da natureza, o crescimento das cidades, etc.; conscientizando o aluno da grande importância que tem a natureza em nossas vidas.
Para melhor compreensão (por parte do leitor do blog) de como essa atividade se desenvolveu em sala de aula, abaixo disponibilizamos algumas de suas fases:
- Observação da natureza a nossa volta, inspirando nela para se compor uma “obra” como os artistas o fizeram (e ainda o fazem).
- União de todas essas “obras” em um único trabalho plástico.
- Reflexão do trabalho elaborado pela turma, contextualizando-o.
- Elaboração (por parte de cada aluno) de um texto inspirado no trabalho da turma.
- Digitação do texto elaborado, no laboratório de informática.
- Criação de uma imagem para cada texto.
- União de todos os textos e imagens, confeccionando um “livro”.
Muito valoroza essa parceria! Vida é arte e arte é vida! Parabéns aos professores!
Maravilha! Vamos fazer uma música também!
Postar um comentário