Uma das dificuldades que encontramos quando tentamos plantar nesse terreno é o solo pobre tipicamente urbano, o que comumente as pessoas chamam de terreno baldio.
È um solo pobre em matéria orgânica com pouquíssima endofauna e com predomínio de capim colonial de Mata Atlântica. Tentamos dominar o capim cortando-o e transformando seus restos em matéria orgânica para o terreno, mas ele é muito resistente e ameaça outras plantas que cultivamos.
Nos plantios ocorridos nas ultimas aulas estamos dando prioridade ao plantio de abóbora como planta amiga que vence o capim obafando-o e gerando muita matéria orgânica. Sementes de guandu e feijão-de-porco estão sendo plantadas pois adubam o solo fixando nitrogênio do ar no solo.
Todas essas dinâmicas naturais que até então faziam parte do vocabulário dos livros de ciências e geografia começam a tomar vida por serem conhecimentos estratégicos para se tornar vida na agrofloresta. É fantástico ouvir instrução vindas dos próprios alunos, e de aluno para aluno como parte do coleguismo e da parceria, conhecimento que não é mensurado em provas mas fazem parte das práticas que nos constroem.
Outra coisa que está sendo bem legal é que estamos aos poucos formando o GAA Grupo de Agroecologia do Alcina, com a galera de alunos que está na disposição de organizar coisas que vão além das aulas e se tornam ainda mais vivas quando elaboradas por eles. Raiza, Joany e Daiane estão responsáveis por uma seleção de sementes que dará início ao nosso banco, onde poderemos ter as sementes para o plantio.
Um Grande abraço a todos que passam aqui.
Sejam bem-vindos e postem seus comentários.
Este Blog foi criado para divulagar as experiências educacionais na implementação de uma Agrofloresta no Colégio Professora Alcina Rodrigues Lima. Em Itaipu, Niterói - RJ. Estamos abertos a trocas de idéias críticas e sugestões. agroecologiaceparl@gmail.com (COPYLEFT - É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Manual de agricultura urbana
Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.
-
Olá gente! Conforme a última postagem estou postando agora o calendário lunar de 2009 como forma de ajudar o planejamento agroflorestal. Sem...
-
A sustentabilidade do projeto está em tentar conseguir em um ambiente urbano aproveitar recursos que possam construir ambientes saudáveis. P...
-
No dia 29 de maio de 2012, realizamos a experiência interdisciplinar de produzir sabão à partir de óleo de cozinha usado. O óleo é extremam...
Um comentário:
Olá Gustavo, tudo bem? Obrigada pelas dicas no blog. Estamos escolhendo o que plantar na mandala, e sinceramente, estamos com dificuldades. No entorno da mandala vamos plantar abóbora, mandioca e milho. Não sei ainda o que plantar na mandala, estamos estudando. Tem alguma dica? Outra dúvida é como você envolve essa garotada? Eles gostam de participar do trabalho na horta? Ah, outra coisa, você realizam esse trabalho no período das aulas?
Obrigada,
Rosa
Postar um comentário