Após o dia da árvore realizamos vários mutirões de educação ambiental com o propósito de plantar as mudas, conscientizando sobre a importância de plantar aquelas árvores, a atividade fluiu muito bem.
Com o terreno sem o matagal plantamos várias espécies de árvores como açaí, acerola, manga, jaca, e algumas nativas como ipê. Os plantios foram muito bem sucedidos, e o início da primavera agraciou o pomar com algumas chuvas divinas.
A paisagem já está transformada muito mais repleta de vida. Estamos consorciando estes plantios com abóbora e feijão guandu(Aceitamos doações de sementes de guandu) que plantamos para aumentar o nitrogênio no solo e gerar maior quantidade de matéria orgânica.
Um passo importante que demos no começo do ano agora está se concretizando foi a elaboração de nossa composteira orgânica. Ela é a responsável por gerar adubo para as plantas, especialmente as mudas que plantamos. O aproveitamento está excelente, a quantidade de matéria orgânica produzida está começando a compensar o pobre solo, um aterro sobre a lagoa de Itaipu.
A composteira está agora recebendo uma parte dos restos de alimentos das refeições escolares. Não há infelizmente como receber tudo pois a quantidade é grande. Mas esta ação já está sendo tratada como uma destinação racional para o lixo produzido pela escola, e que agora é transformado em adubo.
Outra ação desenvolvida essa semana foi a criação de uma pequena horta agroecológica que iniciamos como o propósito não apenas de produzir e ensinar, mas também como uma possibilidade terapêutica para os funcionários do colégio, visto que grande parte gosta de trabalhar com plantas.
Em breve estarei postando fotos sobe a transformação da paisagem e mutirões de educação ambiental com os alunos.
Comentem as iniciativas. Fiquem a vontade!
Este Blog foi criado para divulagar as experiências educacionais na implementação de uma Agrofloresta no Colégio Professora Alcina Rodrigues Lima. Em Itaipu, Niterói - RJ. Estamos abertos a trocas de idéias críticas e sugestões. agroecologiaceparl@gmail.com (COPYLEFT - É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída)
sábado, 4 de outubro de 2008
Vida nova para nossa agrofloresta!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Manual de agricultura urbana
Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.
-
Olá gente! Conforme a última postagem estou postando agora o calendário lunar de 2009 como forma de ajudar o planejamento agroflorestal. Sem...
-
A sustentabilidade do projeto está em tentar conseguir em um ambiente urbano aproveitar recursos que possam construir ambientes saudáveis. P...
-
No dia 29 de maio de 2012, realizamos a experiência interdisciplinar de produzir sabão à partir de óleo de cozinha usado. O óleo é extremam...
Um comentário:
Oi Professor Gustavo, tudo bem? Bacana seu trabalho com a garotada aí na escola. Sou professora de geografia em São José dos Campos/SP. Temos um projeto de educação ambiental na escola e estamos na fase da construção da horta, minhocário, composteira e estufa. Que tal colocar essa garotada para trocar experiências? Vamos conversar sobre o assunto e fazer um intercâmbio?
Parabéns pelo projeto!
Profª Rosa
Postar um comentário