No momento atual do planeta estamos vivendo a extinção de espécies animais e vegetais a cada ano, de forma alarmante pois é extremamente perigosa, além da erosão genética imposta pelas monoculturas.
È com alegria que professores e alunos observam o terreno agora como agrofloresta, pois a diversidade já é muitas vezes maior que a oito meses atrás, em breve fará parte do currículo dos alunos cadastrar a biodiversidade do terreno. Por enquanto vale dizer que de maneira informal contabilizamos 35 espécies vegetais produtivas, sem contar com o fato que quanto mais trabalhamos observamos que as plantas espontâneas se diversificam cada vez que o capim colonião perde espaço. Vale lembrar que estamos próximos da reserva Darci Ribeiro e o Parque estadual da Serra da Tiririca, que tem grande biodiversidade de Mata Atlântica, provavelmente estamos recebendo ajuda dos passarinhos na dispersão de sementes.
Essa semana percebemos a força do adubo orgânico que produzimos. A dez dias a turma 802 colocou em todas as mudas. Algumas mudas dispararam em seu crescimento. De forma real estamos aprendendo que o lixo compostado é um adubo de alta qualidade, fato que desperta os alunos a separarem o lixo orgânico em suas casas.
Nossa horta em desenvolvimento:
Abóbora ganhando o espaço do capim colonião
Milho consorsiado com o mamão, um de nossos sucessos.
Grato a todos que passam por aqui, postem comentários, vamos trocar idéias!
Este Blog foi criado para divulagar as experiências educacionais na implementação de uma Agrofloresta no Colégio Professora Alcina Rodrigues Lima. Em Itaipu, Niterói - RJ. Estamos abertos a trocas de idéias críticas e sugestões. agroecologiaceparl@gmail.com (COPYLEFT - É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Manual de agricultura urbana
Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.
-
Olá gente! Conforme a última postagem estou postando agora o calendário lunar de 2009 como forma de ajudar o planejamento agroflorestal. Sem...
-
A sustentabilidade do projeto está em tentar conseguir em um ambiente urbano aproveitar recursos que possam construir ambientes saudáveis. P...
-
No dia 29 de maio de 2012, realizamos a experiência interdisciplinar de produzir sabão à partir de óleo de cozinha usado. O óleo é extremam...
3 comentários:
Não esquecendo da Serra da Tirrica, Parque Estadual que também fica pertinho e com certeza deve contribuir com pássaros e outros animais que atuam como dispersores de sementes!
E está foto do milho consorciado com mamão e feijão de porco está demais!
Sensacional Motta!
Que trabalho bacana que vc tá fazendo, fiquei com vontade de ir lá conhecer e aprender junto com as turmas...
Atividades como estas são fundamentais pra despertar a fome de conhecimento nos alunos, bom ver que tá rendendo frutos.
Vou acompanhando daqui.
Beijo grande
Morgana
Muito interessante o acréscimo dos dispersores naturais, assim como muito legal as crianças levarem o conhecimento da consciência para as suas casa . Parabens!
Postar um comentário