Tivemos um dos melhores mutirões do projeto. Com mais recursos, o projeto tem início esse ano com gás total, enfoque no trabalho coletivo e na organização dos estudantes por princípios autogestionários. O sucesso deste mutirão foi associar o trabalho dos estudantes com a idéia de que são combatentes pela natureza lutando pela recuperação da área degradada. Para isso usamos a técnica de combinar o plantio de abóbora com feijão guandu e abacaxi. Estruturamos o mutirão na responsabilidade de cada aluno por uma ferramenta de trabalho. E na formação de equipes prontas para recuperar pequenas áreas. As equipes são formadas de: um aluno regador, um semeador, um cavador e um manejador que cuida da capina do mato que pode atrapalhar no desenvolvimento das plantas. Esta equipe fica responsável por uma pequena parcela de terra e analisa esta com uma perspectiva espacial. Tendo no fim que produzir um pequeno trabalho, um mapa sobre o que fez. O resultado foi que o trabalho coletivo em poucas turmas semeou aumentando a biodiversidade no terreno do colégio, entendendo que podem fazer o mesmo em terrenos urbanos com poucas condições de fertilidade. Lutando pela natureza no século XXI. Educação para sobreviver a crise de saúde do planeta!
Este Blog foi criado para divulagar as experiências educacionais na implementação de uma Agrofloresta no Colégio Professora Alcina Rodrigues Lima. Em Itaipu, Niterói - RJ. Estamos abertos a trocas de idéias críticas e sugestões. agroecologiaceparl@gmail.com (COPYLEFT - É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída)
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3 comentários:
Parabéns Gustavo!
Interessante a forma como vc amarra as questões e junta o dentro e fora de sala. E parece tb q conseguiu envolver varias pessoas no projeto! Uma dificuldade na minha escola. O convite é recíproco, gostaria de levar alunos da emjb aí mas acho bem difícil no momento pois não temos apoio de nada. Vcs conseguem ir lá?
Olá!! Minha escola venceu o PRemio embraco de ecologia, nosso projeto tb foi com hortas, as turmas de sexto e setimos anos q coordeno ficaram com os seguintes temas para serem trabalhados durante o ano, sextos-compostagem e sétimos-minhoca, deste último todas as estratégias para serem trabalhadas durante o ano já fiz, falta do sexto ano, certamente pegarei algumas idéias daqui!!! valeuuuu...sucesso
Olá!! Estou procurando esquemas de tipos de composteiras, com desenhos... to pesquisando na net, mas não vi nada q me agrade, será q vc tem uns esquemas com modelos diversos e alternativos??? poderia me enviar por email?
danielalima1000@hotmail.com
obrigrada,
Dani
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