Este Blog foi criado para divulagar as experiências educacionais na implementação de uma Agrofloresta no Colégio Professora Alcina Rodrigues Lima. Em Itaipu, Niterói - RJ. Estamos abertos a trocas de idéias críticas e sugestões. agroecologiaceparl@gmail.com (COPYLEFT - É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída)
segunda-feira, 30 de junho de 2008
O nosso mundo hoje
Falta algo que possamos fazer que interfira de alguma forma na catástrofe anunciada que é o aquecimento global. Quando realizamos este trabalho não é somente plantar uma muda é também ter o hábito de plantar uma muda, uma planta. Um organismo vivo que acompanha nossa evolução a milhares de anos e que pode nos ajudar nesse momento a absorver o CO2 que está causando o efeito estufa. Queremos aprofundar o ato sublime de plantar uma muda.
Esta é uma pequena iniciativa, ainda sem apoio, mas que pretende ser a prática de um alternativa de um mundo que luta contra a catástrofe do aquecimento do planeta. É um gesto, uma planta que acompanhará nossa existência, e possibilitará um mundo melhor. É a nossa contribuição para curar o planeta já doente pelos efeitos causados pela irracionalidade dos homens.
Não precisamos esperar que nos digam o que é desenvolvimento sustentável, podemos a partir da prática coletiva e não hierárquica baseada na auto gestão denossas atividades alcançar resultados relevantes dentro de nossos propósitos.
Um Grande abraço
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Plantar mudas
A primeira atividade que desenvolvemos em conjunto é o plantio de mudas. Elas são parte fundamental do nosso trabalho, e levam um certo tempo para se desenvolver daí a necessidade de ser o primeiro trabalho.
Quando cheguei no Alcina logo no Primeiro bimestre realizei um trabalho individual onde cada aluno planta uma muda de espécie frutífera(ganha 1 ponto), menos a manga(Pois é uma árvore muito grande que deixa o solo ácido, dificultando o desenvolvimento de outras plantas).
As mudas serão as árvores de amanhã na nossa agrofloresta, esta se desenvolve em etapas, no tempo da natureza, e conforme ela, por isso não adianta se estressar e achar que vai ser rápido pois não vai. Entretanto, o trabalho de cada um é fundamental.
A idéia era plantar a mudinha em uma caixa de leite longa vida, ou garrafa pet cortada, por serem matérias que podemos reutilizar para não se tornarem lixo e tem bom material para o desenvolvimento das mudas. É simples basta colocar terra preta e fértil na caixa e colocar uma semente da frutífera que você conseguir, dando atenção especial para a acerola e o mamão porque são frutíferas de rápido crescimento e fácil adaptação a qualquer tipo de solo.
Se você conseguir outras mudas como abacate, acerola, maracujá, entre outras, será bem-vinda.
Mas não deixe de Plantar.
QUEM PLANTA UMA ÁRVORE SALVA O MUNDO!
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Início da conversa.
Dou início a este comentando a relevância das idéias agroecologicas neste século XXI de enorme degradação ambiental, tentando colocar paa frente um misto de sonhos e esperanças.
Sou Professor Gustavo Motta de Geografia.
Manual de agricultura urbana
Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.
-
A sustentabilidade do projeto está em tentar conseguir em um ambiente urbano aproveitar recursos que possam construir ambientes saudáveis. P...
-
Olá gente! Conforme a última postagem estou postando agora o calendário lunar de 2009 como forma de ajudar o planejamento agroflorestal. Sem...
-
Estamos desenvolvendo trabalhos artísticos com a temática agroflorestal. Esse é um trabalho desenvolvido pela Professora de Artes Moni Cahui...