sexta-feira, 1 de maio de 2009

Agrofloresta sucessional:

m importante conceito da agrofloresta para o nosso trabalho é o ciclo sucessional das plantas aproveitando sua sinergia. Como trabalhamos em um terreno de área urbana buscamos adaptar este conceito a nossa realidade incorporando técnicas de aumento da matéria orgânica no solo, fixação de nitrogênio no solo realizado por leguminosas de rápido crescimento. Com a utilização dessas técnicas conseguimos melhorar o solo e mudar a consciências dos alunos para comportamentos como: - Deixa a terá “limpinha” após capinar. – Ou seja: sem folhas de árvores. Tentamos demonstrar que é o contrário o que a “Terra” gosta. E que o melhor para o desenvolvimento das plantas é que o solo seja rico em matéria orgânica, pois assim ele será mais fértil e conseqüentemente o ambiente será mais saudável e produtivo. Alguns alunos já percebem as mudanças e comentam:

- A terra está melhor. Ta mais preta.

O fato deste projeto ser uma educação na prática faz com que os alunos visualizem o ciclo da matéria orgânica e sua relação com as moléculas de carbono de uma forma viva e funcional.



Link para visualizar uma animação de agrofloresta sucessional:

http://www.agrofloresta.net/mochila_do_educador_agroflorestal/animacao.htm


2 comentários:

salageo disse...

Professor Gustavo
Muito bom o projeto que vocês estão desenvolvendo .O ensino precisa de gente assim dinãmica e consciente do papel de educador .
Parabéns a equipe e alunos .
A equipe de professores do meu colégio também está desenvolvendo um projeto na área de sustentabilidade e possui um blog especifico para isso como o de vocês conscienciaconsumir.blogspot.com

Até mais...
Professora cristina responsável pelo salageo

Daniela Lima disse...

heheeh...tem que deixar como ocorre na natureza (serrapilheira)...bom trabalho!!!

Manual de agricultura urbana

Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.