sábado, 8 de agosto de 2009

Gripe suína paralisa rede estadual de educação RJ

Estamos sem aulas, que estavam previstas para o retorno em 3/08/2009. Agora a previsão de retorno da rede é de dia 17/08/2009. O temor de que a gripe pudesse se alastrar pela rede estadual levou a secretaria de educação a adiar o retorno as aulas. Este é um bom momento para refletirmos sobre por que seu nome é gripe suína. Certamente esta nova doença eve início em um criadouro de porcos industrial do tipo factory farm. Em breve tornaremos esse debate agroecológico.
Abraços

2 comentários:

Mica .vai.la disse...

olá!
tenho um blog de biologia e queria saber se aceita parceria - http://mhp-bio.blogspot.com/ da uma olhada ve o que acha!

Profª. Rosa disse...

Olá Professor!!
Aqui o cenário não é diferente, adiaram as aulas por causa da gripe suina e retornamos na segunda com muitas surpresas... Imagina, agora temos na escola copos descartáveis, muita água, sabão e alcool gel!! É claro que a solução eficaz seria uma vacina eficiente, mas enquanto isso não acontece, “professores e funcionários são orientados para incentivar medidas de higiene e etiqueta respiratória entre os alunos” .
Bom, será que ir para escola muito cedo onde o frio é intenso nessa época do ano não é outro fator importante quando falamos de epidemias?? E a questão do elevado número de alunos por sala de aula, e, isso não se trata apenas de desconforto mas de infra-estrutura deficiente, salas pequenas e mal ventiladas, o que interfere significativamente na aprendizagem. A questão da gripe, quando relacionada ao atraso do reinício das aulas deveria ultrapassar as questões relacionadas ao medo da pandemia, mas, buscar por soluções – que sejam mais do que simples paliativos...

Abraços