sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Plantas que já estavam no terreno



Um dos princípios que estamos trabalhando é aproveitar as plantas que já se encontravam no terreno do colégio. Está dando muito certo!
Há um pequeno bananal e estamos trabalhando o manejo como atividade pedagógica e aproveitando as folhas e troncos de bananeiras como matéria orgânica e proteção das mudinhas já plantadas. Outro manejo que deu certo foi a poda de uma amendoeira da rua ao lado que estava sufocando uma árvore de Ipê. Além disso a amendoeira estava com erva -de - passarinho que sem dúvida acabaria com o nosso exemplar de mata Atlântica em pouco tempo. Com esses pequenos manejos já conseguimos aumentar muito a quantidade de matéria orgânica da nossa agrofloresta.

3 comentários:

Mateus disse...

Este link é para ver o manual de agrofloresta para mata atlantica http://redeagroecologia.cnptia.embrapa.br/biblioteca/agroflorestas/Apostila%201_MANUAL%20AGROFLORESTAL%20-%20junho%202007.doc/view

Rafael Dias disse...

Ótima iniciativa!
Estudei no Alcina de 1991 até 200. E sei que este sempre foi um espaço mal utilizado na escola, que nunca deu uma função a esse catinho lá atrás. Em alguns períodos de chuva o lugar ficava completamente alagado. Daí foi preciso aterrar, mas dá pra ver nitidamente que se trata hoje de um solo pobre.
O projeto trará grandes benefícios ao espaço escolar e com certeza se trata de uma ótima estratégia de ensino.

Mateus disse...

150 acessos em menos de um mês!!!

Manual de agricultura urbana

Temos aqui o manual de agricultura urbana de grande valor e conhecimento. Compartilhe.